O ciclo menstrual é um processo natural, mas muitas vezes pode trazer desconfortos, como cólicas, inchaço e mudanças de humor. Durante esses dias, o útero merece um cuidado especial, e nada melhor do que lhe proporcionar calor e conforto. Neste blog trago-te algumas dicas e receitas para uma menstruação mais tranquila e relaxante.
Escalda Pés para Menstruação
Sabias que o útero tem uma ligação aos pés? E que é um órgão que adora calor? Na tua próxima menstruação experimenta fazer escalda-pés no primeiro e segundo dias, ou até mesmo numa fase luteal mais longa, para promover a vinda da menstruação. Relaxar e aquecer os pés (sim, mesmo no verão), promove o relaxamento dos tecidos do pavimento pélvico e útero e uma menstruação saudável.
(Dica: se puderes, evita os banhos gelados durante a fase menstrual)
Vamos à receita?
Numa bacia (onde caibam os teus pés) coloca 2 colheres (sopa) de sal dos himalaias ou o que já tens em casa, 1/2 colher (sopa) da nossa infusão coloca água fervente e deixa que o sal se dissolva. Se tiveres em casa, coloca 2 gotas de óleo essencial de gerânio.
Deixa arrefecer um pouco até conseguires manter os pés na bacia (sem te queimares) e desfruta durante 10 a 15 minutos desta magia. Para um ritual completo, antes de tudo, acende a nossa vela “espirito selvagem”. Relaxa! Tu mereces!
Seed Cycling ou Ciclo de Sementes
Seed Cycling ou ciclo de sementes é uma prática ayurvédica de apoio ao ciclo hormonal das de quem menstrua. No caso de já não haver menstruação, por motivos de remoção do útero, mas ainda haver ciclo, e mesmo no caso de menopausa, é possível criar uma relação de ciclicidade para com o corpo, quer através das fases da lua, mas também com práticas como o seed cycling. Para além de apoiar à regulação hormonal e potencialmente reduzir os efeitos de TPM, traz mais fibra à nossa dieta 😊
Vamos à receita?
1ª fase: Dias 1 a 14 do ciclo menstrual: sementes de linhaça + sementes de abóbora
2ª fase: Dias 15 a 28 (ou até chegar a menstruação): sementes de sésamo + sementes de girassol
Pulverizar as sementes de cada fase, em igual quantidade (podem ser misturadas, desde que seja a mesma quantidade) e guardar num frasco no frigorífico para evitar ficarem rançosas. Por dia, colocar 2 colheres de sopa destas sementes em pó em iogurte, sopa, saladas, papas, etc, de acordo com a preferência.
Receita facilitada pela querida Marta Manuel
Almofada Terapêutica de Sementes
As cólicas menstruais, ou dismenorreia, são causadas pela contração do útero para expelir o endométrio, o tecido que reveste o interior do útero. Esse processo pode causar dor e desconforto, mas o calor pode ser um grande aliado no alívio desses sintomas.
Quando aplicado na região abdominal, o calor ajuda a relaxar os músculos do útero e melhora o fluxo sanguíneo, o que pode reduzir a intensidade das cólicas. É por isso que muitas pessoas recorrem à nossa almofada terapêutica durante o ciclo menstrual. Além disso, o calor tem um efeito calmante, ajudando a aliviar o estresse e promover uma sensação geral de bem-estar. Para um ritual completo, antes de tudo, acende a nossa vela “espirito selvagem”. Relaxa! Tu mereces!
Brilha e Cuida de Ti,
Marta