Zoom sobre a menstruação

A menstruação é uma preocupação de metade da população mundial! Mesmo assim, existe ainda muita desinformação e falta de conhecimento sobre o funcionamento do ciclo menstrual.

Sabes explicar o que é a menstruação? Se hesitares ou tiveres dúvidas, este artigo é para ti!

O que é a menstruação?

O termo “menstruação” e “período” são sinónimos.

A menstruação é o sangue que a maioria das pessoas menstruadas, da puberdade à menopausa, perdem mensalmente pela vagina. Essa perda de sangue pode durar entre 3 e 8 dias.

Qual é a relação entre o ciclo menstrual e a menstruação?

Tens que saber que geralmente e para maioria das pessoas menstruadas, o ciclo menstrual é regular e previsível com uma duração teórica de 28 dias. Dependendo da pessoa, ele pode durar mais dias, ou menos dias. O ciclo menstrual começa no primeiro dia do período, quando tem sangramento, até o primeiro dia do próximo período.

Como funciona o ciclo menstrual?

O ciclo menstrual é ligado à fecundação e funciona desta forma:

  1. No primeiro dia em que a pessoa menstruada sangra, é o primeiro dia do ciclo menstrual. Este fenómeno é chamado “período” e ocorre no início da fase folicular.
    Depois dos dias de menstruação, continuamos na fase folicular, onde o objetivo desta etapa é fazer amadurecer o óvulo para depois libertá-lo. A duração da fase folicular é variável de pessoa para pessoa, geralmente ela dura em média 14 dias para o sujeito que tem um ciclo regular de 28 dias. Esta fase termina ao momento da ovulação.
  2. A ovulação é uma etapa onde o ovário vai expulsar o óvulo para as trompas.
  3. Para concluir o ciclo menstrual, entramos na segunda fase, a fase de lútea onde a mucosa cresce novamente, criando a placenta, para acolher embrião no caso de fecundação do óvulo pelo um espermatozoide.
    Se o óvulo não foi fecundado, a mucosa uterina se decompõe por volta do 24-30 dias do ciclo para causar a menstruação e recomeçar o ciclo.

O ciclo pode ser acompanhado de sintomas pré menstruais

Algumas pessoas sofrem do síndroma pré menstrual (SPM). Geralmente manifestam-se quando o útero se prepara para perder a sua mucosa (terceira fase: fase de lútea).

 

 

O síndroma pode se manifestar de diferentes formas:

  • Dores dos seios, de cabeça, de costas, …
  • Borbulhas, mudança de humor, …
  • Problemas de digestão, de sono, de concentração, …

Cada pessoa menstruada é única, por essa razão que o ciclo, o fluxo de menstruação e as dores variam de uma pessoa para outra e algumas nunca tiveram estes sintomas!

 

 

Se as dores são muito intensas, ao ponto de não te levantares, aconselhamos consultar um ginecologista para verificar que não estás a sofrer de endometriose. Vamos repetir-nos, mas é importante saber que dores menstruais intensas e constantes não são normais

O meu ciclo não é regular, tenho que me preocupar?

A duração do teu ciclo varia de vez em quando? Não te preocupes! O ciclo menstrual é afetado e perturbado por diversos fatores como a alimentação, o stress, a ansiedade, a pílula contracetiva, a falta de sono, doenças, etc.

Há pessoas que têm ciclos irregulares a vida toda!

O ciclo menstrual faz parte da vida de todas as pessoas que menstruam desde a puberdade até a menopausa. Assim como o fluxo menstrual, o ciclo menstrual vai evoluir durante os anos, os acontecimentos da vida e as gravidezes.

 

Se tiveres alguma dúvida ou preocupação, consulta um médico ou ginecologista de confiança.

Zoom sobre a menstruação

Se quiseres informações mais detalhadas sobre a menstruação, consulta o artigo: Primeira menstruação: o que precisas de saber

 

𝓕𝓲𝓬𝓪 𝓭𝓮𝓼𝓼𝓮 𝓵𝓪𝓭𝓸 🌻
𝓑𝓻𝓲𝓵𝓱𝓪 & 𝓒𝓾𝓲𝓭𝓪 𝓭𝓮 𝓣𝓲,
𝓪𝓼 𝓜𝓪𝓻𝓲𝓽𝓪𝓼🧡